O segmento de Tecnologia da Informação é um dos que mais crescem não só no Brasil, como ao redor do mundo todo. Isso porque novos sistemas surgem todos os dias, e o mercado precisa de profissionais que possam atuar neles. Mas, afinal, como abrir uma empresa de TI?
Essa é a dúvida de muitas pessoas que querem empreender nessa área. Embora pareça complicado começar uma empresa de TI, é muito mais simples do que as pessoas imaginam. Confira a seguir!
1 – Como abrir uma empresa de TI
Abrir uma empresa é um processo que não muda nos aspectos mais importantes. O que o empreendedor deve fazer é adequar o negócio à área na qual ele deseja atuar e, por isso, não é tão difícil assim começar uma empresa de TI.
2 – Escolha a atividade a ser exercida
A área de tecnologia da informação é muito vasta. Por isso, existem diversas atividades que você pode escolher para definir a especialidade da sua empresa de TI.
Você pode ser uma empresa especializada em web design, por exemplo. Ou, ainda, pode trabalhar com treinamento em informática, Tratamento de dados, suporte técnico e muito mais. Defina qual a atividade e comece a trabalhar os outros aspectos em cima disso.
3 – Conte com uma boa equipe
Uma dica fundamental para quem quer saber como abrir uma empresa de TI é: contar com uma boa equipe. Por mais que você seja um gênio da tecnologia, trabalhar sozinho é difícil. Se a sua intenção é oferecer serviços em larga escala, então precisará de vários funcionários.
No entanto, você também pode contratar uma única pessoa caso vocês dois consigam dar conta da demanda.
4 – Invista
Para conseguir atuar da melhor maneira possível, é necessário fazer alguns investimentos, como:
- Em aparelhos de ponta (computadores e afins);
- Estrutura organizada da empresa;
- Qualidade de vida no trabalho para funcionários.
5 – Documentação
Além de tudo o que foi citado para te ajudar a descobrir como abrir uma empresa de TI, é preciso estar com documentos em dia. Mesmo porque nenhuma empresa funciona dentro da legalidade se não houver registros formais.
O cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) é um documento básico que o empreendedor deve portar, mas ainda existem outros que precisam ser feitos, por isso, contar com um serviço profissional de qualidade é uma boa pedida.
6 – Escolha o melhor Regime tributário
Todo e qualquer empreendedor deve pagar impostos, por isso, deve escolher qual regime tributário se adequa mais ao modelo de negócio que ele tem. Existem vários, e você escolhe de acordo com o faturamento da sua empresa.
Contratar um serviço de contabilidade profissional é uma garantia de que a parte contábil da sua empresa de TI estará sempre em dia, bem como a documentação da mesma.
Sinta-se tranquilo e livre para focar em outras funções, enquanto a contabilidade é feita por quem realmente domina o assunto e que pode ajudar o seu negócio a alcançar seus objetivos sem riscos e com o equilíbrio.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Exactus!
Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !
Aproveite e confira as nossas especialidades em contabilidade para TI.
Sucesso e até breve.