Saber como divulgar um consultório médico é essencial para garantir o sucesso desse tipo de estabelecimento.
Abrir um consultório médico ou clínica não exige apenas conhecimento técnico. Saber como divulgar seu negócio é vital para que o empreendimento tenha sucesso e obtenha bons resultados.
Por isso, neste post, você conhecerá algumas dicas para fazer isso!
3 dicas de como divulgar um consultório médico ou clínica
1. Construa sua presença digital
Os canais e as ferramentas digitais são um importante aspecto a ser considerado ao divulgar qualquer empreendimento. Em relação a um consultório médico, criar uma presença digital é essencial para seu paciente.
De acordo com dados do Google, 77% dos pacientes recorrem à ferramenta de busca da empresa antes de marcar uma consulta. Isso significa que é imprescindível que seu consultório ou clínica tenha um site.
Por meio de um site profissional, seus pacientes podem marcar consultas, obter informações de contato e conhecer mais sobre os serviços oferecidos.
No entanto, hoje em dia, apenas um site não é o suficiente para construir sua presença digital. Processos como canais de atendimento, por exemplo, se tornaram muito mais ágeis no meio digital. Dentre as ferramentas digitais disponíveis para escolher como divulgar um consultório médico, podem ser destacadas as seguintes:
- Fanpage no Facebook;
- Applisi – um portal de armazenamento de seu histórico médico;
- Canal no YouTube com conteúdo relevante de sua área médica;
- Cadastro do consultório no Google Meu Negócio;
- Aplicativos de agendamento online.
Para que seu consultório tenha uma divulgação sustentável, é importante compreender seu público ideal e atraí-lo para seus canais, trazendo conteúdo relevante e frequente.
2. Utilize estratégias de otimização para sites de busca
Estratégias para otimização em ferramentas de busca compõem outro ponto importante a respeito de como divulgar um consultório médico ou clínica.
Para isso, é recomendado investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma, seu consultório médico ou clínica pode se manter bem posicionado sempre que pacientes em potencial buscarem opções que atendam às suas necessidades.
3. Divulgar um consultório médico exige conhecer seu paciente
Divulgar seu consultório médico ou clínica não é apenas um esforço de comunicação isolado. É preciso ter controle sobre a imagem gerada a partir de sua marca. Todo empreendimento médico gera expectativas por parte de seus clientes, independentemente de sua especialidade.
O primeiro passo para uma boa gestão de marca é divulgá-la de maneira consistente. Materiais gráficos devem estar alinhados com a identidade visual de seu consultório, desde a fachada até papelaria e canais de mídia paga. Por sua vez, a comunicação visual de sua clínica deve estar, também, alinhada ao mercado. É preciso explorar os valores de sua empresa e traduzi-los nesses materiais.
Tendo a marca de seu consultório padronizada e bem estruturada, é momento de realizar ações que reforcem a lembrança dessa marca. Isso pode ser realizado por meio de ações informativas que aproveitem sua base de pacientes. Ações como newsletters informativas, por exemplo, são uma boa forma de se conectar com seu paciente e construir um relacionamento.
A fidelização do paciente, quando ancorada por ações informativas e relevantes para seu cliente, criam fidelização e uma boa imagem. Assim, seu paciente aumenta a percepção de valor em relação à sua marca, podendo até mesmo recomendar o consultório para seus parentes e amigos.
Considerações finais
Em sua estrutura, as formas de divulgação de um consultório médico ou clínica não se diferem de qualquer outro empreendimento.
No entanto, é sempre preciso estar atento aos limites éticos. Consultórios médicos e clínicas prezam por sua reputação e qualidade no mercado. Portanto, ao divulgar um consultório médico ou clínica, é necessário estar atento a normas e padrões. Antes de realizar qualquer ação de divulgação, verifique o Manual de Publicidade Médica, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
É responsabilidade do profissional com seu paciente ser um bom representante de sua categoria. Informe-se e realize sua estratégia de divulgação de maneira ética e respeitosa.
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