skip to Main Content
LCA Ou LCI – Qual A Melhor Opção?

LCA ou LCI – qual a melhor opção?

Em primeiro lugar, você sabe o que é LCA ou LCI? Dominar o significado desses conceitos também faz parte de compreender qual a melhor opção para você. No entanto, tendo em vista que a maioria das pessoas tem dificuldades em entender sobre investimentos, resolvemos fazer um apanhado geral para que fique mais claro.

Ao final dessa leitura, você com certeza terá descoberto qual dessas duas opções é a mais adequada para o que você está planejando, além do mais, já saberá o que responder quando alguém te perguntar o que é LCA ou LCI. Confira!

LCA ou LCI: qual a melhor opção?

Como prometido, você ficará por dentro:

  • Do significado dos dois termos;
  • Para que eles servem;
  • Quais as suas vantagens.

Então, vamos logo ao que interessa, não é mesmo?

LCA

A sigla LCA é utilizada para falar sobre a Letra de Crédito do Agronegócio. As LCA são emitidas por instituições financeiras, como bancos, tanto pelos públicos quanto pelos privados. Significa que quem emite o LCA empresta o dinheiro para essas instituições.

Seu objetivo é fornecer capital para que investimentos sejam feitos no meio agrícola. Mas, é claro que você não empresta esse dinheiro de graça. Ele voltará para o seu bolso, e o melhor é que você estipula o prazo de vencimento para isso, bem como o valor que você deseja disponibilizar.

No entanto, apesar de você escolher o prazo do vencimento do empréstimo, quanto mais tempo esperar, mais dinheiro conseguirá ao fazer o resgate do seu investimento. E como você deve saber, o setor agrícola é muito lucrativo e está constantemente recebendo investimentos, por isso, pode ser uma grande chance de lucrar.

LCI

A sigla LCI é usada para fazer referência à Letra de Crédito Imobiliário. Também continua sendo uma maneira de emprestar dinheiro às instituições, e esse dinheiro é utilizado por elas para aplicar nos financiamentos de imóveis de diversos programas de bancos que as pessoas veem por aí.

Assim como é feito com o LCA, ao emprestar dinheiro para crédito imobiliário a instituição beneficiada te faz um contrato, no qual você mesmo define o prazo no qual seu dinheiro ficará disponível para empréstimo, e quanto mais tempo ele ficar no banco, mais juros renderá e mais lucro você terá no fim das contas.

Uma das grandes vantagens do LCI é que pessoas físicas que emprestam dinheiro se tornam isentas da comprovação do imposto de renda. Além disso, os riscos de investir nesse segmento são poucos, porque caso o banco para o qual você emprestou dinheiro venha à falência e não possa te pagar, você pode contar com outro suporte.

Esse suporte é o FGC, Fundo Garantidor de Crédito, que irá te retornar um valor de até duzentos e cinquenta mil reais, por isso as pessoas dizem que investir em LCI é menos arriscado do que o LCA, embora este último seja mais lucrativo.

Agora você já sabe o que é LCA e LCI. Escolha a melhor opção para você!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Exactus. Nós podemos te ajudar a investir na opção mais adequada para você!

Sucesso e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito só para você!
Que a contabilidade é um aspecto extremamente importante de qualquer…