skip to Main Content
Como Ser Um Empreendedor Rural – O Que Você Precisa Saber

Como ser um empreendedor rural – o que você precisa saber

Se você quer saber como ser um empreendedor rural, mas não sabe por onde começar, encontrou o lugar certo para dar os seus primeiros passos!

A agricultura do país é marcada como um dos setores que mais colaboram para a economia (48% do PIB tem origem em cooperativas de produtores rurais), sendo fundamental para o abastecimento de empresas e casas por todo o Brasil, além de também exportar produtos diversos para outros países, destacando o café, a carne e frutas.

Porém, é preciso entender que existem algumas dificuldades nesse mercado, principalmente por conta da alta taxa de produtos que entram no Brasil e tomam o espaço que antes era dos negócios rurais locais.

O produtor se vê com um desafio em mãos: não pode abaixar os preços demais, já que o seu sustento não estaria garantido, e também não consegue vender com seus preços normais, já que as empresas maiores, nacionais e internacionais, lucram com o volume de itens vendidos por preços muito mais baixos que o convencional.

E aí, fica a seguinte pergunta: vale a pena ser um empreendedor rural? E como fazer isso sem correr riscos?

Primeiramente, vamos falar dos riscos: eles existem sempre. Portanto, é impossível investir em um empreendimento sem correr riscos! Entretanto, é possível mitigá-los e se precaver contra uma série de desafios.

https://exactusonline.com.br/abra-a-sua-empresa/

Cooperativa de produtos é sinônimo de oportunidade!

Um empreendedor rural pode começar, por exemplo, por uma cooperativa de produtos, que funciona de forma democrática através da união de pequenos produtores rurais.

É assim: eles se juntam como sócios, constituem uma empresa e obtêm melhores condições para a compra e venda de insumos e produtos, o que resulta em preços mais baixos para a clientela e na manutenção da competitividade para o negócio rural.

Ser um empreendedor rural não é uma tarefa fácil mas, sem dúvida alguma, pode valer muito a pena para quem deseja entrar de cabeça nesse mercado.

Quer ser um empreendedor rural? Então precisa ficar atento a isso!

Se o seu desejo é ser um empreendedor rural, então precisa estar atento ao que é necessário para concretizar os seus objetivos! A obtenção de documentos pode parecer difícil a princípio, mas, com a ajuda de um contador, tudo se torna muito mais fácil e possível!

Confira alguns dos documentos que você precisará ter para legalizar o seu negócio:

  • CCIR: Certificado de Cadastro de Imóvel Rural;
  • Imóveis rurais federais – INCRA;
  • Imóveis rurais estaduais – Instituto IMAP do Governo Estadual
  • Imóveis rurais municipais – PREFEITURAS
  • ITR: Imposto Territorial Rural – RECEITA FEDERAL.

E esses documentos ainda não representam tudo o que fará a diferença para que o seu negócio saia do papel. Os documentos variam de região para região, e só quem saberá dizer tudo com exatidão é o contador especializado no seu segmento. Contudo, podemos te certificar de uma coisa: o grande desafio é ver a sua propriedade rural como uma empresa qualquer. É preciso economizar, contratar funcionários e garantir que os resultados estejam sempre em dia!

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

Esses foram os primeiros passos para você ser um empreendedor rural, e se quiser saber mais, continue visitando o nosso blog e descubra tudo que temos para você!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Exactus. Nós temos o que você precisa para crescer com o seu negócio rural.

Sucesso e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito só para você!
Foi-se o tempo em que os empreendedores se limitavam a…