skip to Main Content
6 Dicas Para Fazer Um Plano De Contas Rural

6 Dicas para fazer um plano de contas rural

O setor rural é um dos mais lucrativos para investir. Isso porque não é todo mundo que pode arcar com investimentos nessa área, então, o lucro está todo concentrado nas mãos de poucas pessoas. No entanto, é preciso estar atento às contas, e é por isso que aqui você irá conferir dicas para fazer um plano de contas rural.

E, se você não tem a menor ideia de como fazer essa planilha, não se preocupe. Aqui, vamos te falar sobre tudo o que precisa conter nesse documento. Confira!

Dicas para fazer um plano de contas rural

Se você nunca fez um plano de contas rural, fique tranquilo, porque chegou o momento de aprender. Recomenda-se que você pegue um papel ou mesmo abra uma página em branco no computador para preencher os campos.

Como se trata de um documento um pouco mais elaborado, você vai precisar de mais do que simplesmente preencher campos, portanto, é preciso fazer uma breve análise.

https://exactusonline.com.br/abra-a-sua-empresa/

Atividades do negócio

É necessário fazer uma análise de tudo que compõe o seu negócio rural. É importante se questionar a respeito dos aspectos do seu negócio para traçar planos que se encaixam com o que você tem.

  • Seu negócio rural envolve quais tipos de atividade? Plantio? Pecuária? Esse tipo de atividade deve ser avaliado.
  • Qual o tamanho das plantações?
  • Quantas cabeças de gado você tem em sua propriedade?

Contabilidade

Outro aspecto importante do plano de contas rural é a contabilidade, claro. É preciso ficar de olho no pagamento de tributos, salário para funcionários, férias, décimos terceiros e tudo mais.

A contabilidade é importante até mesmo para que você possa comprovar o pagamento em dia desses tributos, caso seja acusado de fraude ou qualquer coisa desse tipo. Muitos empreendedores se enrolam em problemas por negligência com a contabilidade, portanto, não seja um deles.

Despesas

Outra dica para fazer um plano de contas rural é: registre todas as suas despesas. Isso é importante para que você possa ter um controle de quanto tem que pagar todo mês, independentemente do quanto faturou.

As despesas são contas que precisam ser pagas independentemente das circunstâncias, então é bom tê-las registradas, até mesmo para te incentivar quanto às estratégias do faturamento.

Lucro

Outro fator importante que precisa ser registrado é o lucro. Você precisa ter noção do seu excedente para saber se é preciso renovar as estratégias de atuação do seu negócio rural ou não.

É possível medir o desempenho de um negócio a partir do lucro. Por isso, é importante que ele esteja presente no plano de contas rural.

Análise de estoque

Entre as dicas para fazer um plano de contas rural está: faça uma análise do seu estoque. Isso vai fazer com que você consiga registrar o quanto você compra e o quanto você gasta com isso, além de ficar de olho na validade dos produtos e saber quando chegou o momento de usá-los, a fim de evitar o desperdício.

Bom, essas são as dicas para fazer um plano de contas rural. Inclua os aspectos citados acima e, dessa forma, você conseguirá ter uma base do quanto precisa gastar com seu negócio.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Exactus. Somos especialistas na contabilidade para empreendedor rural.

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

Como aumentar a lucratividade do empreendedor rural?

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito só para você!
Todo mundo sabe que, para ser um médico, é preciso…