skip to Main Content
Abertura De Empresa, O Que Devo Saber?

Abertura de empresa, o que devo saber?

A abertura de empresa

               O processo de abertura de empresa demanda de diversas informações e integração entre diferentes órgãos, e é de suma importância que o empresário conte com um profissional qualificado para que ele não tenha problemas futuros e tenha sua empresa aberta com total segurança. A abertura de empresa, inicia na entrevista do contador com o empresário, onde o contador vai coletar diversas informações, como atividades, dados pessoais, dados do local na empresa, que pode ser local físico, ou em algumas atividades, pode ser uma sede virtual, e também conhecer o plano de negócio do empresário, para que assim o empresário inicie o negócio com suas metas e maior clareza dos desafios, como concorrentes, dificuldades daquele nicho de mercado.

Quanto custa e qual o tempo para abertura de empresa?

             A abertura de uma empresa, depende da autorização de alguns órgãos que são padrões para todas as atividades, como receita federal, junta comercial, prefeitura e vigilância sanitária, e órgãos específicos pra atividades controladas, como alguns tipos de industrias, e atividades mais complexas. No caso de atividades mais gerais, como comércio, prestação de serviços, o prazo médio é de 15 dias, podendo até ser menor dependendo da demanda de processos nos órgãos. O custo varia de acordo com a região, pois cada prefeitura tem sua tabela de taxa de alvará de acordo com atividade, e tamanho do local. Mas em termos gerais existe um preço mínimo, que varia entre R$ 400,00 a R$ 700,00, incluindo taxa da receita federal, junta comercial e alvará anual.

O contador envolvido no seu plano de negócio mesmo antes da abertura de empresa

              Um plano de negócio deve ser completo, envolvendo todos os fatores que influenciam um negócio, como tributos que devem compor o custo do seu produto ou serviço. Para que esse cálculo seja o mais preciso e também o menos oneroso possível, é preciso do apoio de um contador irá verificar a melhor forma de tributação para sua empresa, sendo simples nacional, lucro presumido ou até mesmo lucro real, sabendo assim a alíquota total que incide sobre aquela atividade. No simples nacional por exemplo, para um empresa com sede no Paraná e atividade de comércio pode variar de 2,36% a 11,88% em cada operação. Existem formas legais de se pagar menos impostos, que pode ser explorada pelas empresas, e assim conseguir ser mais competitivo no mercado.

Detalhando o processo de abertura de empresa

              Após a entrevista e coleta de dados pelo contador, será ofertado o pacote de serviços mais indicado para o seu momento, assim evitando custo maiores para um negócio em fase inicial. Fechada a parceria, é hora de dar um primeiro passo, a assinatura do contrato de serviço, onde ela é obrigatória pela CRC e garante os direitos e deveres de ambas as partes. Contrato assinado! O contador vai redigir o contrato de constituição de acordo com a forma de constituição indicada, como uma empresa de sociedade limitada para sócios, uma EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada) para empresas unipessoais. Isso garanti assim uma preservação do seu património, pois nesses tipos de constituição empresarial, os débitos da empresa são limitados ao seu capital, deixando o excedente imutável.

              Efetuado o contrato de constituição empresarial conforme o indicado, o mesmo será assinado pelos envolvidos, e assim o contador por dar entrada nos órgãos reguladores. Após a análise  e conferência pelos órgãos, o processo será deferido ou indeferido, que no segundo caso o contador ira analisar o motivo da recusa para assim sana-las. Já com o processo deferido é hora de fazer o enquadramento na forma de tributação mais benéfica para aquele negócio, sendo o simples nacional, lucro presumido ou ainda em alguns casos o lucro real. Esse processo de definição na forma de tributação já deve estar escolhido desde o plano de negócio, para que assim o custo considerado para seu planejamento, já esteja com as alíquotas para aquele regime, por isso a importância de ter um contador envolvido ao processo.

Como saber qual momento de começar o meu negócio?

             Antes de chegar ao processo em si da abertura de uma empresa, o empresário deve se sentir seguro com seu plano de negócio, onde ele já levantou seus pontos fortes e fracos, analisou concorrência, já planejou seu fluxo de caixa, viu e reviu seus custos, planejou sua forma de comunicação com seu público, calculou seu investimento, sabe como capitar ou já obtém esse investimento inicial. Todas essas questões devem estar claras para a pessoa que pretende iniciar um negócio.

            Uma empresa sempre será uma caixinha de surpresa, pois o empresário está sujeito a variáveis que não são controláveis, como mudanças tecnológicas, crises econômicas, e outros fatores que o empresário deve acompanhar para moldar seu negócio e não ser engolido pelas mudanças.

            No mundo dos negócios não existe a decisão com certezas absolutas, mas com informações relevantes e todos esse conhecimento elencado anteriormente, pode-se dizer que você está perto e no seu momento ideal para dar o pontapé inicial, mas lembre-se de contar com um contador consultor para toda essa jornada.

Presença digital do seu negócio

           Antigamente os principais negócios ficavam com o melhores estabelecimentos nos grandes centros, isso era um grande diferencial, mas com o passar dos anos o grande centro mudou para a internet. Atualmente a maioria dos clientes tem primeiramente um contato digital com seus produtos, e isso é um grande e cada vez mais obrigatório diferencial. Uma comunicação nas redes sociais, site, marketplaces, condizente com seu público alvo, aumenta consideravelmente a sua chance de venda.

           Você traçar um plano para atuação do seu negócio na forma digital, deve estar nas suas prioridades. Seja fazendo a venda pela internet, como nos e-commerce, ou usando a internet para vender o seu produto. Tudo isso é essencial para o sucesso de um negócio, que deve estar pronto e entregar realmente o que está oferecendo, pois seus clientes comprar experiências, não produtos, se a experiência em comprar de você ou seu produto não atendeu a expectativa mínima que você criou com seu anuncio, a recorrência e a recompra estarão prejudicadas, e consequentemente terá grandes dificuldades em se manter lucrativo no mercado.

Conclusão

            Assim podemos observar que o processo de abertura inicia mesmo antes do processo em si, e desde o início deve contar com um profissional contábil para você ter sucesso no projeto do seu negócio. A Exactus Contabilidade tem contadores especializados em diversos setores do mercado, entre em contato e de um passo a mais para o seu sucesso.

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito só para você!
Os pedidos de parcelamento relativos ao Simples Nacional deverão ser…