A contabilidade rural é cada vez mais vista como uma ferramenta necessária para o crescimento dos negócios de campo. Diferente da contabilidade para setores mais urbanos, ela se foca em certos pontos necessários somente para esse setor e, portanto, é bem diferente do que muitas pessoas imaginam.
Hoje você descobrirá um pouco mais da contabilidade rural, desde os pontos mais amplos de suas aplicações até os benefícios que ela traz para os seus usuários, facilitando o crescimento de negócios de campo.
O que é a Contabilidade rural e o que ela faz
Voltado exclusivamente para empresários dos setores zootécnicos, agropecuário, agroindustrial e agrícola, as necessidades específicas desses setores exigiram a criação e adaptação de uma contabilidade própria, personalizada para cobrir as necessidades desse segmento.
Há uma série de benefícios da aplicação da contabilidade rural em um negócio, sempre com o objetivo de manter a saúde financeira de um bom negócio e permitir que ele cresça com maior facilidade em seu ramo. Alguns desses benefícios são:
- Grande auxílio para a organização do setor rural, permitindo menos perdas e desperdícios;
- Logística mais certeira, facilitando a organização e economizando tempo;
- Auxílio na tomada de decisões para expansão e marketing do seu agronegócio;
- Capacita seu negócio para crescimento;
- Controle de baixas e preparação para épocas de menor demanda;
- Melhora dos resultados gerais e aumento da produtividade;
- Crescimento exponencial do lucro;
- Estudo da empresa para necessidade e prioridade de equipamentos;
- Planejamento e adoção de estratégias de crescimento.
O foco dessa contabilidade é suprir diversas necessidades pertinentes do ramo rural, além de diversos pontos jurídicos e tributários.
Além disso, o ramo rural é um dos que possui maior necessidade de contabilizar despesas operacionais, além de poder contar com desperdícios ou acidentes que causam perda do estoque, como a morte acidental de um animal, ou a contaminação de alimentos coletados.
Características próprias
Por esse negócio ser bem diferente dos atuais modelos de negócio urbano, há certas diferenças também entre a contabilidade rural e as demais contabilidades.
A aquisição de dados é mais importante aqui do que em qualquer outro negócio e, para empresas menores, sem muito acesso ou fundos para investir em tecnologias, esse processo pode ser bem mais complicado. As áreas que integram as atividades rurais são:
- A pecuária;
- A agricultura;
- Atividades zootécnicas;
- Cultivo de florestas;
- Venda de rebanhos;
- Transformação de produtos oriundos de atividade rural.
Como existem variadas práticas rurais, a contabilidade trabalha com as mais diversas áreas tangentes. As empresas desse ramo podem trabalhar com muitas ou poucas práticas, dependendo do seu tamanho, e cada prática tem sua específica legislação tributária e regras nacionais para serem seguidas para que o produto seja consumível.
Justamente por lidar diretamente com produtos de consumo, e até matéria-prima base para boa parte da indústria nacional, a contabilidade do meio rural se tornou uma das mais importantes do país, garantindo o crescimento do nosso setor agropecuário com maior facilidade, e permitindo que tanto pequenas quanto grandes empresas usufruam dos benefícios da contabilidade.
O contador age como um verdadeiro aliado do empresário, auxiliando com o fornecimento de dados específicos para o aprimoramento de processos, desenvolvimento do negócio e tomada de decisões, sempre de forma inteligente, prática e estratégica. Portanto, não deixe de contar com esse aliado!
Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !
Em caso de dúvidas, fale com a Exactus. Somos uma empresa especializada em contabilidade rural, e podemos atender às suas necessidades.
Sucesso e até a próxima!