skip to Main Content
Passo A Passo De Como Abrir Uma Clínica Médica!

Passo a passo de como abrir uma clínica médica!

Foi-se o tempo em que os empreendedores se limitavam a segmentos como o da inovação e da tecnologia. Hoje, os médicos também desejam se tornar empreendedores e conquistar o sucesso, atingindo metas de vida e profissionais que, antes, pareciam impossíveis. Muito disso se dá, inclusive, pela facilitação de abrir uma empresa, algo muito difundido na atualidade. Mesmo assim, a dúvida ainda permanece: como abrir uma clínica médica e ter sucesso?

Começar o seu negócio na área da saúde envolve esse tipo de pergunta e, com isso em mente, nós criamos um pequeno guia para te ajudar a transformar esse objetivo na sua própria realidade.

Vamos lá?

https://exactusonline.com.br/abra-a-sua-empresa/

A dificuldade burocrática em abrir uma clínica médica

Embora o processo de abertura de empresas tenha sido facilitado no Brasil, ainda existe uma grande preocupação com a burocracia e a contabilidade por parte dos empreendedores, inclusive os médicos. Abrir uma clínica é algo que exige muitos conhecimentos, que vão além da medicina e do espírito empreendedor. Por isso, é preciso saber bem em que tipo de negócio você estará se envolvendo e nas condições necessárias para que o negócio dê certo.

Saber que tipo de negócio abrir

Existem mais de 50 tipos de estabelecimentos médicos categorizados pela Agência Nacional de Saúde.

Nós não citaremos todos eles, mas é claro que, no Brasil existem algumas clínicas e consultórios médicos que estão fazendo bastante sucesso! Eles são:

  • Consultório com uma ou duas especialidades médicas, normalmente de porte menor;
  • Consultório com mais de duas especialidades, que costuma ter tamanho variado;
  • Clínica Médica Popular;
  • Clínica Médica de alto padrão.

Nesse caso, você deve atender ao perfil de negócio que é previsto, oferecendo exatamente o que é necessário para tal.

Escolhendo o melhor local

A escolha dependerá da região em que você deseja atuar. É preciso verificar se existem concorrentes diretos, isto é, clínicas e consultórios na mesma região que desempenham as mesmas atividades que você e o seu negócio.

É importante conhecer o perfil do público que você deseja atingir também, caso queira ter total certeza da efetividade do seu negócio.

Muitos empreendimentos falham justamente por oferecer algo que julgam ser o ideal, mas que o público-alvo não possui interesse algum. Às vezes, o simples e mais barato pode ser melhor para um público e uma região, enquanto clínicas maiores e mais completas se tornam perfeitos para regiões com maior poder aquisitivo.

Um médico que atua como Pessoa Jurídica precisa estar enquadrado em um dos seguintes regimes tributários:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Sociedade médica

O processo para abrir uma clínica médica é cheio de peculiaridades, e essas só podem ser analisadas por um contador especializado nesse tipo de negócio.

É possível abrir uma sociedade simples, cujo valor do ISS pode ser bem baixo. Mas isso só acontece se o sócio também for um médico. Caso contrário, a empresa a ser aberta deverá ser uma sociedade LTDA.

Documentação

Será preciso obter:

  • O CNPJ (para pessoa jurídica);
  • Contrato da empresa;
  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Autorização do corpo de bombeiros.

Quem pode te ajudar

Para abrir uma clínica médica em pouco tempo, será preciso ter a ajuda de um contador. O profissional contábil especializado na contabilidade para médicos é capaz de agilizar todos os processos e garantir a integridade de todos os documentos.

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Exactus. Nós temos o que você precisa para abrir uma clínica sem dificuldades.

Descubra os equipamentos para médicos que conquistam os clientes!

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito só para você!
Quando falamos de equipamentos para médicos, muitos pensam no básico:…